Quais são os bancos que não cobram manutenção de conta?

Quais são os bancos que não cobram manutenção de conta

Saiba quais são os bancos que não cobram manutenção de conta em Portugal. Conforme tem sido habitual, várias instituições bancárias aproveitam o início do ano para anunciar alterações aos preçários.  Sendo assim, os clientes terão de pagar mais pelos serviços bancários.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) revela que são poucos os bancos não cobram, atualmente, comissões bancárias em Portugal.

O banco CTT, que até então não cobrava manutenção da conta bancária, passou também a ter comissões bancárias. Os últimos anos ficaram marcados por sucessivos aumentos de comissões. A comissão de manutenção de conta é um dos serviços mais visado pelas subidas, com os bancos a cobrarem mais aos clientes para terem conta aberta. Mas há bancos que ainda não cobram por este serviço.

Quais são os bancos que não cobram manutenção de conta em Portugal?

Para aqueles que não pretendem contratar estas contas com serviços integrados há instituições onde ter conta não custa nada. É o caso dos bancos online – Banco Moey (grupo crédito agrícola), ActivoBank, BiG, Banco Invest e BNI Europa. Estes são, segundo o simulador de comissões do Banco de Portugal, os bancos onde a comissão de manutenção de conta custa zero.

O facto destes bancos “online” disporem de uma rede menor de balcões, centrando a relação com o cliente na Internet, permite-lhes aplicar custos mais baixos. Outro banco que não cobra pela conta, mediante a domiciliação do ordenado, é o Bankinter.

A Conta Mais Ordenado está isenta de comissão de manutenção, desde que os titulares domiciliem o ordenado (ou pensão de reforma) no Bankinter de valor mensal igual ou superior ao valor do Salário Mínimo Nacional em vigor a cada momento, através de transferência bancária com o código específico para o efeito, a qual deverá verificar-se em, pelo menos, 2 meses de cada trimestre de calendário.

Isenção da Comissão de Manutenção de Conta desde que verificadas as seguintes condições:

  • Contas cujo titular seja Promotor ou Agente Vinculado, Parceiro Bankinter; ou
  • Contas cujo titular (1.º titular) tenha entre 18 e 25 anos (inclusive).

Conta de serviços mínimos pode ser uma alternativa

“Neste panorama de aumentos consecutivos nas comissões bancárias, as contas de serviços mínimos têm-se posicionado, cada vez mais, como uma alternativa mais barata. A comissão de manutenção deste tipo de conta está limitada por lei e não pode ultrapassar os 4,43 euros anuais (equivalentes a 1% do indexante dos apoios sociais, em 2022)”, lembra a DECO.

Tome nota:

Numa análise feita pela DECO Proteste revelou que as contas de serviços mínimos bancárias são, em média, 49 euros mais baratas face às ‘tradicionais’.

Contudo, a DECO refere que há “uma limitação importante ao seu acesso, da qual discordamos: para abrirem uma conta de serviços mínimos, os consumidores não podem ser titulares de qualquer outra conta à ordem em todo o sistema bancário“, pode ler-se no comunicado da DECO.

No entanto, antes de escolher o banco é fundamental fazer uma análise às operações que realiza habitualmente e calcular quais seriam os custos que iria ter nos diferentes bancos. Só assim poderá perceber se compensa mudar. Os bancos mudam as regras regularmente, tenha atenção e consulte SEMPRE o preçário de cada banco. Só desta forma é possível saber quais são os bancos que não cobram manutenção de conta.

Leia também:

Sobre Яi†ual

Proprietário do Blog mundoemalerta.com e fã do Wordpress.

Ver todos os posts de Яi†ual →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *