Saber a quem pertence um número de telefone

saber de quem é um número de telefone

Como saber a quem pertence um número de telefone. É possível saber a quem pertence um número de telefone sem que este esteja registado no telemóvel. Veja como descobrir quem lhe ligou!

Receber chamadas de números telefone desconhecidos é uma realidade para todos nós, seja de pessoas que não conhecemos, empresas de marketing que tentam vender serviços que não procuramos ou em casos mais perigosos, quando somos alvos de campanhas fraudulentas.

Conheça várias formas de descobrir a quem pertence um número de telefone ou telemóvel e como proceder para identificar chamadas anónimas.

Existem formas de saber a quem pertence um número de telefone?

Existem muitas formas de descobrir a identidade de um número de telefone: pode começar por formas simples (com a pesquisa do número na internet ou nas listas telefónicas) ou com a instalação de apps para identificação de números de telefone.

Quantas vezes já não lhe aconteceu receber chamadas de um número de telefone que não tem guardado na sua lista de contactos? Com mais frequência do que gostaria, não é? Conseguir descobrir a identidade de um contacto de telefone é extremamente útil para muitos utilizadores.

No entanto, hoje em dia existem diversas plataformas e ferramentas que te podem ajudar a descobrir a quem pertence um número de telefone. Especialmente no que respeita a aplicações para o teu “smartphone”, podem ajudar-te não só a descobrir informações sobre o número que te liga, mas também a realizar diversas ações para que não te incomodem novamente.

Número de telefone anónimo

“Apps” que te ajudam a descobrir a quem pertence um número de telefone

TrueCaller
A TrueCaller é uma das mais antigas aplicações de identificação de chamadas, disponível para Android e iOS. Os largos anos de experiência têm um papel fulcral neste segmento, significando que é também uma das aplicações que conta com uma base de dados mais completa.

Esta App ajuda-te não só a identificar um possível número desconhecido, mas ajuda também com alertas de “potencial chamada de SPAM”, sincronização com redes sociais, e ainda com a criação de uma lista negra. Esta última funcionalidade é crucial para manteres o teu “smartphone” livre de chamadas indesejadas, permitindo bloquear automaticamente números suspeitos.

Sync.me
A Sync.me consegue identificar números de telefone através de informações recolhidas entre várias redes sociais, como, por exemplo, o Facebook, Instagram e Linkedin. Esta interação da aplicação com as redes sociais consegue apresentar resultados muito interessantes.

Por exemplo, ao fazeres uma chamada para um número que não tens nos teus contactos, mas tem a Sync.me instalada, a probabilidade de veres o nome e fotografia de perfil quando inicias a chamada é muito grande.

O mesmo processo aplica-se quando recebes chamadas de números que não conheces. Tal como a TrueCaller, esta consegue também classificar automaticamente chamadas como “spam”, ajudando a evitar as irritantes campanhas de marketing.

CallApp
A CallApp  também te ajudam a identificar um número de telefone, funcionando de forma muito semelhante à Sync.me. De acordo com informações reveladas no seu site oficial, a sua base de dados permite identificar mais de 3 mil milhões de números em todo o mundo.

Como seria de esperar, oferece também acesso a funcionalidades que permite identificar chamadas “spam”, sincronização com redes sociais, criar uma lista negra e também gravar chamadas de voz.

Websites para pesquisar números de telefone

Para situações em que um número de telefone tentou ligar inúmeras vezes e precisas de descobrir mais informações sobre quem tenta ligar, existem vários sítios “web” que podem ajudar.

Estes sítios “web” estão cada vez mais eficientes no que respeita à identificação de números de telefone, especialmente no que respeita a empresas e campanhas de “marketing” menos fiáveis.

O crescimento destes sites deve-se grande parte à sua componente social, pois permitem que utilizadores partilhem as suas experiências com determinados números, ajudando a que a sua base de dados cresça exponencialmente.

Sites de pesquisa e identificação de números

Claro que os métodos de pesquisa até agora referidos só fazem sentido se tivermos aceso ao número de telefone ou telemóvel que nos contacta.

E se recebermos um telefonema anónimo? Como podemos obter o número para identificarmos o autor de uma chamada anónima?

O que diz a Lei?

Conforme o artigo 10 da Lei da Proteção de Dados Pessoais e Privacidade nas Telecomunicações nº41/2004, caso receba chamadas anónimas “perturbadoras da paz familiar ou da intimidade da vida privada”, poderá solicitar à operadora de telecomunicações a quebra temporária do sigilo desses telefonemas.

Caso esteja a ser vítima de ameaças anónimas ou a ser incomodado de alguma forma com telefonemas de números privados, pode pedir para que esse número passe a ser visível apenas para si.

Para tal, deverá enviar por escrito à sua operadora um pedido devidamente fundamentado, explicando de que forma essas chamadas são “perturbadoras da paz familiar ou da intimidade da vida privada” e indicando as datas e horas em que foi contactado.

A operadora encarrega-se, depois, de solicitar um parecer à CNPD (Comissão Nacional de Proteção de Dados) que aprovará ou não o pedido.

Caso o seu pedido seja aprovado, da próxima vez que receber uma chamada anónima, terá acesso ao número de quem liga. Esta quebra de sigilo poderá durar até um máximo de 30 dias.

Durante esse período em que os números confidenciais são expostos, a pessoa que lhe ligar em anonimato, passa a ouvir uma gravação informando que a sua chamada será identificada e perguntando se pretende continuar com a ligação.

Infelizmente, muitos desses telefonemas anónimos são realizados a partir de cartões pré-pagos adquiridos para uso temporário, tornando pouco provável a identificação do autor da chamada.

Leia também:

Sobre Яi†ual

Proprietário do Blog mundoemalerta.com e fã do Wordpress.

Ver todos os posts de Яi†ual →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *