Os Custos Inerentes à Compra de Uma Casa

Os Custos Inerentes à Compra de Uma Casa

Naquela etiqueta de preço com que tantas vezes se depara residem custos que nem sempre aparentam óbvios. Não é por acaso que a aquisição de um imóvel se enquadra entre algumas das decisões que devem ser melhor ponderadas na sua vida. Independentemente do tipo de casa que pretenda comprar, o processo segue trâmites idênticos e os quais serão da sua responsabilidade cumprir. Mesmo que prefira a via de subscrição dos serviços de uma agência imobiliária, existem custos dos quais não vai poder mesmo escapar.

IMT e Imposto de Selo

Adivinhou. Os custos mais relevantes prendem-se mesmo com impostos, os quais devem ser saldados no momento da compra, sem esquecer todos aqueles com que terá de cumprir ao longo da existência do seu imóvel. O IMT e o famoso imposto de selo não deixam de ser um gasto a considerar no momento da aquisição. Afinal de contas, como muitas vezes se diz, as únicas duas garantias na vida são a morte e os impostos.

Custas Legais

A menos que consiga processar toda a burocracia da aquisição sem ajuda, vai ter de contar com os serviços de advocacia para concretizar alguns dos trâmites da aquisição de um imóvel. Estes podem variar consideravelmente dependendo do envolvimento necessário, mas tendem sempre a ser um custo relativamente elevado. O melhor mesmo é ir preparando a poupança.

Custas de Notariado

Apesar de conseguir já encontrar o seu imóvel com facilidade em plataformas online e até mesmo efetuar visitas virtuais para o conhecer em detalhe, os notários são ainda tanto ou mais essenciais do que eram há décadas atrás. Será graças aos seus serviços que vai conseguir garantir que o imóvel é sua propriedade, motivo pelo qual não pode evitar este passo na hora da aquisição.

Custas do Empréstimo

Um empréstimo bancário já é de si uma enorme montanha a escalar. Infelizmente, o montante que pede não é o único gasto inerente. Existem ainda impostos de selo e de abertura de dossier a considerar, os quais podem ir das centenas aos milhares de euros. A menos que consiga cobrir o custo do imóvel a pronto, este trâmite em particular merece paciência e alguma pesquisa de mercado para garantir as melhores tarifas.

Tarifas Associadas ao Registo

A famosa escritura de um imóvel nunca surge num montante modesto e representa um gasto considerável à cabeça. Apesar da conveniência providenciada pelas mais modernas plataformas online noa compra de casa, não deve ignorar a importância de estimar corretamente o seu orçamento e a sua capacidade de endividamento (caso assim pretenda). Afinal, é necessário desde início ter alguma alavancagem financeira para poder dar início a todo o processo.

A aquisição de um imóvel é um processo bastante dispendioso e, em dada medida, ainda repleto de trâmites legais que consomem bastante tempo entre a burocracia envolvida. Apesar da tecnologia dar uma ajuda vital naquilo que são os processos inerentes à compra, registo e processamento da informação afeta ao imóvel, os custos associados são ainda bastante elevados. Com efeito, estendem-se muito para lá da etiqueta de preço anunciado.

O artigo em https://mundoemalerta.com/ irá expirar em: 17-10-2022 às 02:00:00

Sobre Яi†ual

Proprietário do Blog mundoemalerta.com e fã do Wordpress.

Ver todos os posts de Яi†ual →

Deixe uma resposta