Entregar IRS em conjunto ou separado

Entregar IRS em conjunto ou separado é uma escolha que os casais em união de facto podem tomar, mas esta escolha poderá vir a ser uma realidade para todos os casais num futuro próximo. Antes de escolher como fazer a declaração de IRS, convém fazer as contas às duas possibilidades.

Entregar IRS em conjunto ou separado

Um casal que apresente as declarações de IRS separadas pode beneficiar do dobro das deduções à coleta (nas despesas de saúde, educação, etc).

Número de dependentes

Um casal que tenha dois filhos pode entregar o IRS em separado, distribuindo os filhos por cada declaração, para aproveitar mais eficazmente as deduções de IRS e receber maior reembolso.

Se os rendimentos do casal forem díspares, compensa englobar os gastos com os filhos no IRS do membro com maiores rendimentos.

Tributação de rendimentos

Entregar IRS em conjunto ou separado?
Ao entregar a declaração em conjunto, o rendimento de ambos os membros do casal é somado e seguidamente dividido por dois. O resultado dita a taxa de imposto a aplicar aos rendimentos totais do casal.

Ao entregar o IRS em separado, esta soma não se aplica, pelo que o imposto a pagar deve ser simulado nas duas situações, em conjunto ou em separado, para o contribuinte poder escolher a solução mais barata.

Sobre Яi†ual

Proprietário do Blog mundoemalerta.com e fã do Wordpress.

Ver todos os posts de Яi†ual →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *